terça-feira, 27 de maio de 2008

Património Histórico Artistico - Igreja da Moita

Igreja e Culto da Nossa Senhora da Boa Viagem

As origens das festividades em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, não têm data exacta, ao contrário do seu culto. Segundo documentos da época, estas cerimónias religiosas começaram a 8 de Setembro de 1631 na 1ª missa do Padre Cura Rodrigo Afonso, quando a imagem da Santa (re) visitou a mente dos crentes.
Presume-se que o culto surgiu em simultâneo à construção da Igreja Paroquial da Moita, S. Sebastião até 1719. Os moradores insistiram na construção da igreja pela necessidade que tinham em rezar pelos viajantes pois acreditavam que quem viajasse corria muitos perigos e desta forma podiam apelar a Nª Senhora da Boa Viagem para os proteger.
A festa em honra da Nª Senhora era uma comemoração onde se agradecia a protecção concebida. Esta festa caracteriza-se também pela realização de uma missa e da procissão em honra da padroeira, com bênção das pessoas e dos barcos no cais da vila. A festa era também a ocasião especial para baptismos e casamentos, e para praticar a caridade sendo que os fieis contribuíam para as despesas do culto, da igreja e para os cuidados dos mais pobres.


“ O dia da festa é dia 8 de Setembro, dia da celebração da Virgem Maria. O dia solene da festa é o dia 8 de Setembro, quando este calha ao Domingo ou o Domingo a seguir a dia 8. Nesse dia celebra-se a missa solene, em que vem um padre de fora pregar o sermão da festa” explica Padre João Carlos Tavares no livro Moita, Terra De Devoção.

Sem comentários: